AM - Programa no ar

Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba

Equipe de jornalismo e esportes da Rádio Banda B

00:00 às 06:00 - informações

Notícias / Irati e Região

Ipiranga elege a Rainha do Carnaval 2014 no próximo dia 8

29/01/14 - 22h11

É a primeira vez que o município realiza um concurso desse tipo. A vencedora vai representar Ipiranga num concurso regional em Tibagi

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e assessoria

Charme, beleza, simpatia, desenvoltura e samba no pé são alguns dos requisitos que meninas de 18 a 25 anos deverão demonstrar para impressionar os jurados do concurso Rainha do Carnaval 2014, no próximo sábado, dia 8 de fevereiro, em Ipiranga. Pela primeira vez, o município organiza um evento deste tipo.

A Rainha eleita durante o concurso vai representar Ipiranga num concurso regional que acontecerá em Tibagi, concorrendo com meninas das demais cidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O Miss Campos Gerais ocorre no dia 15 de fevereiro, de acordo com o secretário de Cultura de Ipiranga, Divanir Kolt.

Podem se inscrever no concurso apenas mulheres solteiras com idade mínima de 18 anos e máxima de 25, brasileiras ou naturalizadas e que morem em Ipiranga há pelo menos dois anos. Os critérios adotados no concurso Rainha do Carnaval 2014 são compatíveis com os do Miss Campos Gerais, segundo Kolt. O objetivo do concurso é valorizar a beleza e a desenvoltura da mulher ipiranguense, elevando o nível da competição. O evento também quer incrementar a programação carnavalesca local, valorizando, difundindo e incentivando as festividades de carnaval, a fim de promover o lazer para os munícipes.

As candidatas interessadas devem procurar a Secretaria de Cultura, localizada ao lado da Prefeitura (no antigo Fórum) para preencher a ficha de inscrição, das 8h às 17h, entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro. Elas também devem comparecer no dia 7 de fevereiro, véspera do concurso, às 9h da manhã, no local onde ocorrerá o evento – a quadra Acir Fernandes – para um ensaio de passarela. “Um dos requisitos exigidos é saber o samba ou ao menos ter noção do que é o samba. Vamos fazer essa avaliação no dia 7 para no dia 8 sair o concurso bem certinho”, comenta o secretário.

Requisitos

Cada bairro de Ipiranga deve inscrever apenas uma representante no concurso, escolhida conforme os critérios do regulamento e, ainda, conforme critério que julgar pertinente, seja por concurso próprio ou mera indicação. Para a inscrição, devem apresentar:
- fotocópia do RG e do CPF;
- fotocópia do comprovante de residência;
- foto recente, de rosto, em alta definição e colorida, no formato 10 x 15;
- uma declaração do empregador consentindo sua liberação para que ela participe de eventos e compromissos como Rainha do Carnaval, caso vença;
- Termo de Compromisso assinado.

O concurso vai escolher Rainha e 1ª e 2ª Princesas. Os prêmios ainda estão sendo estipulados com os setores de Planejamento e Jurídico da Prefeitura Municipal de Ipiranga. “Queremos definir uma premiação bem legal para as meninas”, adianta o secretário de Cultura.

Concurso e Folia

O concurso de Rainha, vai servir como uma prévia do carnaval. “Após o concurso, vamos tocar umas marchinhas de carnaval com a banda CRAS Jovem e também um som mecânico para relembrar as antigas marchas de carnaval”, antecipa Kolt.

Já o Carnaval propriamente dito terá quatro dias de programação. Começa no dia 1º de março, um sábado, com a escolha do Rei Momo. O carnaval de Ipiranga promete ser eclético e com a cara da cidade. “Vamos fazer um carnaval com atrações locais. Estamos definindo com o pessoal e abrindo inscrições para quem quiser participar do carnaval com a banda, dupla sertaneja, enfim, o estilo musical da cidade para fazermos esse carnaval”, informa o secretário.

Interessadas em participar do concurso podem obter mais informações nos telefones (42) 3242-1761, (42) 3242-1868 ou (42) 9812-4512, com Divanir ou Janaína.
 

Saiba Mais

Ipiranga escolhe Rainha do Carnaval através de votação no Facebook

comentários